segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A vida é prática, não profissionalize seu sonho.

Lembra quando você assistia aquele conto de fadas ou aquele filme inspirador em que a mensagem principal basicamente dizia: "Corra atrás de seu sonho e seja feliz" . Só vejo uma maneira disto acontecer, não deixe seu sonho ultrapassar o status de um hobbie. Nunca, jamais, sequer cogite a idéia de se realizar profissionalmente com um sonho seu, pois provavelmente, enquanto você estiver metabolizando aquele profundo sono alfa, poderá se dar conta que está, nada verdade em um pesadelo.

Outro dia eu estava assistindo a um filme - The Switch - com Jason Bateman e a Jenifer Aniston,  em que ele - bêbado - troca o semem de um doador pelo dele e ela acaba tendo um filho dele. Em um certo momento do filme o personagem dele está com o filho em um aquário de zoológico, quando o filho pergunta algo parecido com: Porque as pessoas são tristes... e ele responde, "Há sei lá, acho que elas acabam tendo sonhos e criando expectativas na vida e um certo momento da vida se dão conta que estão velhas de mais pra conseguir e acabam ficando frustradas e deprimidas".

Tudo bem que não parece politicamente correto falar isso para uma criança de 5 anos, mas é um filme e o autor só queria passar sua visão.

Na verdade acredito que não exista realização plena até para os sonhos mais exclusivos. Imaginem aquelas profissões que almejamos simplesmente por serem algo que alimente nosso sonho infantil. Astronauta, piloto de fómula 1, jogador de futebol, piloto de jato, entre várias outras. É impossível se ter qualquer profissão desta sem estar 95% do tempo fazendo o que você não quer, sobra 5% deste tempo para o austronauta ficar brincando com a gravidade e olhando pela janelinha, 5% do tempo para o piloto de F1 ser liberado pela equipe para correr livre como quiser, 5% deste tempo para o jogador de futebol fazer aquele drible muleque sem ninguém se ofender com aquilo, 5% para o piloto de jato dar aquela pirueta e depois voltar para formação, isso se não for menos para todas as anteriores.

Agora imaginem vocês se eles tivessem mantido isso apenas como um hobbie. É bem verdade que o astronauta ia ter que esperar mais alguns anos para virar um turista espacial, mas o restante iria passar 100% do seu tempo dedicado a diversão pilotando um kart, só pelo prazer de brincar livremente - como muitos pilotos o fazem. Bater aquela pelada com os amigos só para se divertir emquanto joga bola. Fazendo acrobacias em seu avião turbo helice para se divertir no fim de semana.

Não estou aqui querendo passar nenhum tipo de mensagem, mas agente acaba fazendo um constatação na medida que o tempo passa. Seja muito bom na sua profissão trabalhe duro e se destaque. Com sorte você vai ganhar dinheiro suficiente para realizar seu sonho e se divertir com ele, mas sem cobranças, só um hobbie, só diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário